4 Sites para Criar seu Portfólio

wordpress-ytadecastro

leia em 3 minutos

Porque site?

Todas as fotos que você faz torna-se seu capital artístico, portfólio e, portanto, seu currículo. Isso é básico! A forma como você vai mostrar para seus futuros clientes e/ou apreciadores influencia bastante na sua imagem. Sites são grandes agregadores e gerenciadores do seu portfólio – ele o torna público e isso é bom! Existem plataformas mais complexas do que outras, com mais ou menos ferramentas, layouts diferentes e etc.⠀

Vou mais além, o site CENTRALIZA todo o seu trabalho, exibe e por isso precisa passar CREDIBILIDADE ao usuário. O site precisa ser leve, fácil, bonito e atual. Precisa conter a paleta de cores da sua identidade, produto e/ou serviço.

Detalhes sobre sites

Esse meu site aqui por exemplo possui contrastes expressivos, preto e branco – links em verde escuro porque a minha marca é nesse tom, de um verde petróleo. Note que a fonte é clara, sem serifa para não atrapalhar a leitura e o mais importante, precisa se AJUSTAS ÀS TELAS. Como assim? Sim! Telas de celulares de vários tamanhos, tablets, tvs, enfim!

Vou dar umas dicas aqui de algumas plataformas: – WordPress, por exemplo é uma plataforma universal e dependendo do template do site, torna-se bem complexo. Lembre-se antes de fazer um “boneco” do seu site, um desenho, de contratar um bom programador que entenda minimamente de SEO para usar esse conhecimento nas páginas matrizes que vai criar inicialmente.

Note que você precisa começar a aprender ou contratar uma equipe de marketing. Estou falando de aprender a escrever para web, como esse artigo que você lê agora, saber postar, agendar, ter periodicidade, fazer o SEO dos seus artigos e páginas do seu site. Não é só ter um instagram, postar umas fotos e booommmm, ter um monte de seguidores que não compram!

LEMBRANDO: isso que falei não é tudo, tem muita coisa ainda que usamos para atrair clientes o site. Estude! 

Escolhi 4 plataformas para você começar a expor seus trabalhos. Vamos lá:

As Plataformas para você começar

1. No Wix você cria sites e têm uma customização intuitiva. Você mesmo pode fazer sem mistério algum. Insere galeria, muda design, cores, incorpora elementos, mapas, redes sociais, formulários e etc. Ah! Você pode obter domínio próprio e endereços de e-mails personalizados.

2. A Alboom é uma plataforma brasileira que oferece muitos serviços para fotógrafos, desde sites, diagramação de álbuns, seleção de fotos pelo cliente (como o SELPICS), CRM e ferramentas avançadas de marketing. Vale muito a pena conferir!⠀

3. Adobe Portfólio – faz parte do pacote Adobe Cloud e se você assina o PS, ID, LR e etc. também tem acesso a ele que te dá inclusive opções de compra de domínio, integração com o LR além de um banco gigantesco de layouts e páginas

4. Tumblr – para quem quer um site simples e rápido – que prioriza as fotos. Não apenas um site, mas uma rede social usada por milhões de pessoas. Em poucos minutos é possível criar uma conta, escolher templates e começar a postar seu portfólio;

tela do tumblr

WordPress

Outra plataforma mais profissional do que as citadas (na minha opinião) é o WORDPRESS, requer um certo conhecimento em programação, html, plugins – oferece a parte de SEO totalmente editável, só que isso é coisa para outro artigo, mas para COMEÇAR A MOSTRAR SEU TRABALHO essas que citei são TOP!

O WordPress é Open Source, ou seja, uma plataforma gratuita que pode ser utilizada para vários fins. Não é algo que fica preso a programadores e desenvolvedores. Toda vez que voc~e precisar modificar algo, você mesmo consegue!


Umas das coisas mais importantes nele é o ativo SEO, com plugins como o Yoast SEO você consegue rankear seu site para um dos primeiros nos mecanismos de busca como google, yahoo e outros.


O desing é responsivo, se ajusta a telas facilmente, principalmente do celular. A gestão de conteúdo de blog, páginas, biblioteca de arquivos entre outros é super facilitada e organizada
Ainda devo mencionar sobre os plugins, que são milhares com diversas funcionalidades para facilitar sua vida.

Ainda vou escrever um pouco mais sobre ele em outro artigo. Ahh, todos os meus sites são criados no wordpress. O importante é começar a postar se trabalho!

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?