Porque tirar fotos em RAW?

porque-fotografar-em-raw

Leia em 4 minutos

Pessoal, nesse artigo vou responder o que é RAW, como fotografar em Raw, como abrir esse formato e outras coisinhas mais! Quem quer se profissionalizar e viver de fotografia precisa saber que formato é esse. Eu sei que as câmeras te dão a opção de fazer fotos já em JPG, mas saiba que RAW é o formato que vai te salvar.

O que é o RAW?

Crú. Sim! O RAW é como se fosse um arquivo virgem. Ele não passa por compactações em seu concebimento, ao contrário do JPEG. O Raw possui todos os dados captados pelo senso naquele momento de execução da foto, ou seja, o momento do clique.

Os arquivos desse formato têm algumas extensões diferentes. Por exemplo, em câmeras da marca Nikon o arquivo raw tem extensões “.nef” e “.nrw” e nas Canons pode ser “.crw” e “cr2”.

Como fotografar em RAW?

Para fotografar em Raw basta ir no menu da sua câmera e escolher a qualidade da imagem.  Por exemplo, na imagem abaixo extraída do manual da Nikon d7000 você pode escolher a qualidade de imagem no Menu de Disparo..

Como abrir formato Raw?

Você pode abrir em programas específicos. Por exemplo, adquirir uma câmera Nikon, com ela vem um CD de instalação para visualização, edição e transformação do seu RAW em JPG, o ViewNX. No entanto esse formato pode ser aberto, editado e transformado em JPEG no Lightroom e Photoshop.

Editar um arquivo em RAW é uma edição não destrutiva porque não manipula os pixels de uma foto, ou seja, você morre de editar o arquivo RAW, mas não pode salvar essa edição, pois essa edição só será salva quando você transformar em foto em JPG. O Raw permanece virgem sempre!

Entenda que fotografar e RAW te dá uma certa liberdade em manipular as imagens do jeito que quiser, sem destruir o original e essa é a maior vantagem desse formato além de todas as cores, tons e luminosidades em gama maior que ele contém.

Se você quiser aprender mais sobre edição de imagens vai lá na sessão Cursos, pois temos cursos básicos e avançados do Photoshop e Lightroom sempre atualizados!

Se esse artigo te ajudou, compartilhe!

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?