Porque comprar uma 50mm?

porque-comprar-uma-50mm

Leia em 4 minutos

E ai sr. Fotógrafo: – quer começar com uma objetiva show de bola de baixo custo?

A Queridinha 50mm

A venha cinquentinha (50mm) é o modelo perfeito de versatilidade. Na minha opinião ela deveria estar na bolsa de todos os fotógrafos. Sua versatilidade de estar entre grande angulares e teleobjetivas, consegue atender bem a necessidade de todo fotógrafo. Ótima para fotografar detalhes, mas funciona perfeitamente bem para registrar paisagens e cenários amplos, se você tiver uma boa área de recuo, claro! Também é ideal para retratos!

Por ser uma objetiva fixa e não ter zoom, ela tem menos elementos internos (os tais vidros), fazendo com que suas imagens fiquem mais nítidas. Ela é facilmente encontrada para todas as marcas de câmera do mercado com um precinho camarada que ajuda demais nos primeiros trabalhos, principalmente para quem estar iniciando na fotografia. Se você estiver iniciando, já conheça nossos cursos aqui.

Quanto mais clara mais cara

Temos três modelos dessa objetiva, que variam na abertura e em sua construção. São eles: f/1.8, f/1.4 e f/1.2, os preços são bem diferentes, quanto maior a abertura, mais cara será a objetiva.  Mas vamos falar aqui da f/1.8, que tem o maior custo/benefício e entrega um resultado incrível.

A 50mm f/1.8, é muito boa para retratos e ensaios fotográficos de uma pessoa ou até duas, sua abertura dá um efeito muito bacana de desfoque, o que muitas pessoas adoram ver nas fotos! Um bom fotógrafo vai usar ela em todos os momentos, isso porque vai conseguir extrair o melhor dela. A utilização da cinquentinha por uma câmera Full Frame (câmera com sensor maior) é diferente de uma câmera de sensor APS-C (sensor menor), nesse caso essa objetiva se transforma em mais ou menos em 72mm o que é muito bom para retratos de fato, pois não distorce a pessoa.

www.ytadecastro.com.br

6 Vantagens Cruciais

1 – CLARÍSSIMA: são objetivas com aberturas grandes que possibilitam a entrada de mais luz na câmera, possibilitando fotografar com ISO mais baixo e em situações de pouca luminosidade. É importante saber muito bem sobre ISSO, VELOCIDADE, ABERTURA, FOCO, DISTÂNCIA FOCAL e PROFUNDIDADE DE CAMPO;

2 – FIXA: Por ser uma objetiva sem zoom (fixa), você se torna mais criativo e pensa muito mais quando vai fotografar, pois não como não tem o zoom, você é quem vai aproximar ou se distanciar do seu modelo enxergando assim diversos ângulos. Vou dizer pra você que as objetivas zoom nos acomodam um pouco;

3 – TAMANHO: é uma das menores objetivas, e isso é bom, porque são mais leves e não ocupam muito espaço em sua mochila nem pesam na munheca;

4 – CONGELAR MOVIMENTO: com abertura ampla de diafragma já traz muita luminosidade à imagem, assim é possível aumentar a velocidade do obturador e congelar movimentos precisos com mais facilidade;

5 – BOKEH PRA QUÊ TE QUERO: Para criar um belo efeito bokeh, é preciso apostar em uma objetiva que proporcione um desfoque considerável à imagem, aliás essa é a grande característica dela! Possui baixa profundidade de campo, que focaliza apenas o que está próximo. Sendo assim, é possível trabalhar com o Bokeh e obter ótimos resultados que não podem ser alcançados com todas objetivas. (Bokeh é quando um ponto luminoso entra em desfoque);

6 – E O PRECINHO Ó: varia entre R$ 500,00 até R$ 1.500,00 – tô falando dos preços atuais deste ano de 2021, quase pós-pandemia. Um valor bem baixo para o resultado que essa objetiva entrega.

Vale ressaltar também que com um adaptador, elas podem realizar fotografias macro, olhe que as objetivas especializadas em macro não são baratas do mercado (hehe), mas é possível obter um anel de reversão e adaptar sua 50mm e fazer fotos macro incríveis.

Resumo da Ópera

Compre logo uma cinquentinha!!

A 50mm é fantástica, leve e super nítida, essa objetiva sempre me acompanha em viagens e eventos. Já fiz muitas fotos com ela, houve um tempo eu só fazia ensaios com ela e tinha uma 35mm de reserva. Ahhh, essa 35mm é outra pérola!

Devo ressaltar que esse objetiva me acompanha desde o início da minha carreira. Aproveitem!

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?