Participe de concursos de fotografia

Foto de crianças bebendo álbuma, em preto e branco de Daniel de Freitas

leia em 3 minutos

Muitas pessoas, fotógrafos principalmente em algum momento da vida se indagam:  – Porque participar de concursos de fotografia? Esse é um tema que divide muitas opiniões e, na minha opinião, acho que você deve SIM participar de concursos de fotografia, pois mesmo que você não ganhe, seu trabalho será visto.

Muita gente acredita que é só comprar uma câmera ou um celular, fazer fotos por aí, se inscrever em um concurso e se tornar celebridade.

jul.2016 – Com uma foto de um cavaleiro da Mongólia, Anthony Lau, de Hong Kong, venceu o concurso Fotógrafo de Viagem do Ano da ‘National Geographic’ de 2016. “A neve estava ficando mais pesada, o vento, mais forte e a luz, se afastando de sua melhor posição”, diz ele. “Sabia que só teria alguns cliques para tirar o melhor desse encontro. Com um pouco de sorte, em uma das últimas tentativas, registrei o momento em que um dos cavaleiros aparece em meio à névoa da manhã junto com seus cavalos”
 Imagem: Anthony Lau – fonte: https://noticias.uol.com.br/

A tarefa não é tão fácil assim

Ser fotógrafo não é fácil! O caminho mais fácil para repor o investimento em seu equipamento fotográfico é ingressar em um curso ou mentoria de fotografia. Depois então ingresse no mercado de trabalho. É claro que existe muitos fotógrafos autodidatas, especialmente de classe sociais mais baixas. No entanto um curso de fotografia será um grande atalho na sua vida. Vai te ajudar a não errar no que você erraria fatalmente.

Os concursos fotográficos te deixam mais crítico do seu próprio trabalho entende? Eleva o seu nível de fazer foto, de enquadramento, técnicas e cores. Uma competição faz isso com você, porque você vai dar o seu melhor inevitavelmente.

Além disso quando você olha vencedores de concursos, você percebe o nível de exigência e então vai em busca da originalidade do seu trabalho e o modo como você vê o mundo através das lentes. Você deve se preocupar com isso!

Foto de cozinheiro de branco levantando nuvem de farinha
Foto premiada de MarkBenham

Regras que você deve seguir

Todo concurso tem suas regras, fique ligado nisso. Essas regras são um desafio. Se você é fotógrafo, você gosta de desafios. Um concurso vai te forçar a aprender a contar histórias em fotos de uma maneira melhor, maior e mais profissional. A história da foto precisa ser forte, não somente a foto. O texto precisa casar lindamente com a imagem.

Um dos motivos principais para se competir é o prêmio que pode ser em dinheiro, equipamento e exposições em museus. Ganhar gera reconhecimento e esse deve ser seu maior desejo.

A última coisa que quero dizer é que ao ingressar em uma competição, mesmo que você não ganhe, você poderá ser notado, por exemplo, em grandes exposições ou em concursos online vistos por milhares de pessoas. Pode ser que dentre essas milhares de pessoas há um grande curador que se interessa em seu trabalho? Nunca se sabe!

Considere

Para entrar em um concurso, você precisa considerar algumas coisas como:

  1. Registrar seu trabalho na categoria correta, entrando no concurso correto.
  2. Fazer fotos daquilo que você AMA, se você entrar em uma categoria só pelo prêmio, entre pelo tipo de imagem que você ama fotografar.
  3. Não copie fotos de ninguém, nem tente copiar o estilo… crie você mesmo o seu;
  4. Evite modismos, ou seja, esses estilos de fotos que todo mundo está fazendo nesse momento;
  5. Coloque seu sentimento em suas imagens;
  6. Não esqueça da qualidade da imagem. Se suas fotos não possuírem qualidade, não adianta se inscrever em um concurso. Qualidade técnica, fotográfica, de cena, com sentimento, enfim…
  7. Seja original, não tem para onde correr! Você têm que colocar o seu diferencial, a sua originalidade em cada imagem que fizer.
Pessoas com prato de alimentos em uma cozinha envolta de cortina de fumaça, foto premiada de Shoeb
Shoeb / Bangladesh

Links de Concursos

CONFOTO

CAMERANEON

IPHOTO

Veja algumas fotos premiadas aqui.

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?