Como fotografar Fogos de Artifício

Firework display in Singapore.

Leia em 2 minutos

No Ano Novo, em festas muito grandes ou mesmo em casamentos sempre tem uma queima de fogos que deixa o céu colorido. Quem não gosta de ver aquele espetáculo brilhando sob a retina dos olhos?

A Beleza

Uma vontade imediata de registrar esse show é algo automático devido a tanta beleza. Apontamos logo a câmera para o céu ou tiramos o celular do bolso para fotografar. Por isso, para que suas fotos, seja de uma câmera semiprofissional, profissional ou de um celular  fiquem realmente dignas de visualização e mostre toda essa beleza, vou te passar algumas dicas importantes para essa hora.

NIKON D7000, F/11, 5s, ISO 200

Dicas

1 – Procure o modo M (manual) de sua câmera ou o modo PRO (profissional) do seu celular e o acione. Nesses modos (M ou PRO) você é quem vai comandar a câmera, pois se ela ficar no automático pode fazer a leitura errada da cena e a foto ficar realmente terrível. Controle ISO, abertura e diafragma e aqui vai uma dica de configuração inicial: F/11.0 – ISO 200 – e velocidade de 5 segundos.  Veja a foto e vá regulando.

2 – Longa Exposição: as fotos dos fogos, em sua maioria são feitas com tempos mais longos, ou seja, de 1 a 15 segundos – este tempo é o intervalo em que o obturador abre e fecha para a entrada de luz e então “pintura” da foto no sensor. Quanto mais tempo, mais conseguimos ver informações (coisas da paisagem) na foto.

3 – Tripé: pois é, difícil segurar uma câmera por 10 segundos sem tremermos, sem nos mexermos, e se nos mexermos a foto borra e aí não temos foto boa dos fogos. O tripé vai dar estabilidade, ele vai te ajudar. Configure a câmera ou celular e clique e espere a foto ser mostrada no visor.

4 – O Flash: não aconselho porque a luz do flash ressalta a fumaça e aí não queremos isso.

5 – Local: seja na beira da praia com pessoas aparecendo ou em um alto de um prédio, o que vale é sua criatividade nessa hora. Observe o local, analise, procure um bom angulo e clique!

Gostou dessas 5 dicas valiosas? Agora é só esperar os fogos e ir clicando. Teste, pois fotografar com perfeição esse momento é técnica e muita prática.

Aprenda fotografia em nosso curso de fotografia para iniciantes, AQUI.

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?