6 Passos para ser Autoridade na Fotografia

fotografo-autoridade-curso-de-fotografia-2

Leia em 3 minutos

Se você é apaixonado e ama fotografia e quer transformar sua paixão em uma carreira sólida, ser reconhecido pelo trabalho e ter tranquilidade financeira, saiba que o caminho é árduo e digo isso porque o mercado está cheio de gurus prometendo tantos mil por mês, isso e aquilo em poucos dias …

Recomendo Fortemente

Estude muito seu mercado, estude com todas as suas forças todas as funcionalidades da câmera, teste, pratique, seja criativo, paciente, entenda que qualidade é algo essencial. As pessoas devem perceber o quanto você curte e entende sobre a profissão que escolheu e não só, tenha ORGANIZAÇÃO, disciplina e PERISTÊNCIA, sem isso, NENHUM negócio seja de qualquer nicho/tipo vai pra frente, evolui, cresce – nenhum!

Então, ser autoridade em certo assunto é MOSTRAR, demonstrar como 2+3 são 4 que VOCÊ SABE, domina o assunto e manter uma certa PERIODICIDADE e óbvio ter CLAREZA naquilo que você passa e que deve passar de forma simples e fluída! como ganhar autoridade com fotografia?

6 Passos Essenciais

6 passos são crucias para iniciar seu processo de CONSTRUIIR autoridade no seu nicho, vamos lá:

1 – Espalhe pra todo mundo quem você é

Fale sobre seu trabalho onde você for, assim será notado constantemente e saberão o que você faz e que realmente ama o que faz. Entendeu? Leia novamente essa frase. Uma forma de aplicar com eficiência é manter as pessoas falando sobre seu trabalho o tempo todo, por meio de indicações, fazendo provas sociais nas avaliações de páginas na internet, no facebook e instagram, comentários em blogs e depoimentos públicos como fotos e vídeo. Um trabalho bem feito, rende depoimentos incríveis e impactantes. O cliente satisfeito dará depoimento e ainda falará sempre bem ao seu respeito e fará indicações para amigos e familiares, com isso fortalecerá sua autoridade. Em cada finalização de trabalho você deverá virar a câmera do seu smarthphone em modo selfie e perguntar o que o cliente achou (dica de ouro). Se ele amou, falará muito bem ao seu respeito. Caso tenha premiações conquistadas exiba também, se “amostre” e deixe a concorrência pra lá! CUIDE DO SEU! Mostre certificados e participações em palestras e cursos, assim os clientes exigentes te respeitarão muito mais;

2 – Mostre que sabe!

Outra forma de ganhar autoridade é mostrando que você sabe! Isso mesmo! Mostre os bastidores, explique como se faz, ensine em seu instagram por exemplo, semanalmente aos seguidores como construir fotografias melhores, podem ser dicas simples, mas serão valiosas naquele momento (exemplo: regra dos terços, ou fazer silhueta, fazer o flare ou glare, enfim!);

3 – Portfólio é imprescindível

Construa um bom portfólio, este é um ótimo pré-requisito de se tornar autoridade no seu nicho. Se você ainda está começando, pode começar fazendo fotos da sua família e dos seus amigos para ter algo palpável para mostrar suas técnicas e estilo para um futuro cliente, pois quando alguém procura por fotografia, indubitavelmente primeiro vai olhar para o seu portfólio, se o material é de qualidade, alguns também procurarão preço, mas não tenha medo! Terão clientes para todo tipo de mercado, o que compram fotografia cara e barata. Mostre ao cliente que fotos são registros que constroem a história e se propaga por gerações. Mostre valor, preço não! Confie em você!

4 – Presença online marcante

Tenha uma presença online marcante! Faça lives de conteúdo constantemente, faça seu cliente esperar ansiosamente pelo seu conteúdo. Cuide do seu instagram, deixe-o sempre atualizado e com todas as informações necessárias, construa um perfil de TOP, personalize sua Bio de forma estratégica, essa comunicação encurta barreiras e deixa você mais perto do seu público-alvo, aposte em fotos da sua estrutura, deixe os clientes verem seu negócio, bastidores, enfim…;

5 – Inspirações

Siga uma boa referência, é ilusão você criar algo do zero totalmente só, tudo é baseado em ideias, então busque alguém para ter de referência para seu trabalho, dê forma e consistência à coisa e o resultado, bem… esse você verá. O mesmo vale para redes sociais, siga bons fotógrafos, que possam agregar algo diferenciado ao seu próprio trabalho, que te dê ideias! Copiar não, INSPIRAR!

6 – Network

Esteja perto de autoridades: faça lives em parceria com alguns famosos de seu nicho, que conseguirá absorver um pouco da autoridade deles, tipo com cerimonialistas, decoradores, proprietários de casas de eventos, estilistas, maquiadores… enfim, pessoas do seu nicho! Network!!!

E aí, agora que você já sabe desses 6 passos sobre como ganhar autoridade já pode começar a colocar a mão na massa! Não basta só vir aqui, ler e não fazer nada com a informação. Lembre-se de sempre estar atualizado e em evidência, assim você ganhará seu espaço justo no mercado e será respeitado.

Se esse post de acrescentou, compartilhe! 

Facebook
WhatsApp
Email
Telegram
Twitter
Yta de Castro

Yta de Castro

Jornalista, Marketeira, Fotógrafa, Mentora e criadora da Escola da Yta. Já registrou desde 2011 mais de 300 eventos e hoje compartilha conhecimento. Já formou centenas de fotógrafos.

Envie seu artigo para comercial@ytadecastro.com.br com seu nome e fone.

Leia também

Opa! Alguma dúvida?